28/03/2023 - Lucas Tiburcio Dias

 REVISÃO PARA A PRIMEIRA PROVA


A cinesiologia estuda o movimento humano.

A cinemática é conceituada pela posição do corpo no espaço, os planos onde ocorrem e os tipos. A cinética se conceitua pelas forças que geram o movimento.

Todo movimento engloba cinética e cinemática, o que fazemos é analisá-lo por uma das duas óticas.

O cálculo da velocidade de um corredor através da divisão da distância pelo tempo, por exemplo, é analisada pela ótica da cinemática.

Outro exemplo de análise cinemática seria o posicionamento de um cotovelo em 90º de flexão durante o exercício. Se esse braço estiver aplicando força em uma balança, podemos analisar pela ótica cinética, tendo torques muscular e da balança em equilíbrio, bem como podemos classificar um tipo de alavanca interfixa, por ter o eixo entre os torques.


O torque, conforme mencionado no post anterior, depende da existência de um eixo e uma haste rígida. A alavanca é o nome do sistema que engloba o eixo e a haste rígida, sobre o qual o torque age.

A massa de um objeto é uma força, que por sua vez é diferente do torque, que se define pela força vezes a distância.

O centro de gravidade é o ponto que resume todas as forças do corpo. Se apoiado, gera equilíbrio.

Em um caso de fratura de patela, com sua consequente retirada e redução da distância da inserção do tendão patelar, existe uma consequência funcional em relação à força muscular para o músculo do quadríceps. Como a distância é menor, a força necessária para o quadríceps fazer a sustentação que antes fazia deverá ser maior. Essa análise é feita através da fórmula do torque.

Exemplo:







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 4- Torque e Alavancas! João Donizetti

Tipos de Alavancas- Ana Carolina Figueiredo Leopoldino

2° aula (01/03) Alex Navarro