Marcela- Cinesiologia Aula 2

 Aula referente ao dia 01-03-2023

Querido diário!! Minha aula hoje foi muito legal, ajudei meu professor Renato como voluntária de um exemplo que deixou a sala toda curiosa, mas antes de contar a prática irei falar um pouco sobre a matéria, vamos lá!!

Hoje aprendemos sobre o Centro de Gravidade, que é um conceito da cinética e da cinemática, é um único ponto que reúne todas as forças de tal maneira que se apoiado for gera equilíbrio. Renato deu exemplo com o celular dele, apoiando o dedo do centro de gravidade do celular e fazendo com que o celular equilibrasse no seu dedo.

Na cinética o simples fato do ser humano ficar em pé, requer força, já um idoso perde esse equilíbrio (perde essa força). A aceleração da gravidade é de 9,8 m/s2, mas desconsideramos:

F= 95. 10 F= 950n

Já na cinemática é o espaço, tempo e velocidade (km/h), não tem kg.

Como falei, que de tal maneira for apoiado o centro de gravidade gera equilíbrio, essa é a parte que eu faço parte na aula dele kkkkkk, trolamos nossos colegas de sala fingindo que se o Renato encontrasse meu centro de gravidade eu não conseguiria me mexer, até que ele me chamou na frente da sala e colocou seu dedo acima um pouco do meu umbigo e apertou, então ele pediu pra mim mexer os braços e eu simplesmente fingi que não estava conseguindo e estava totalmente paralisada, sim a sala toda acreditou e gravaram até vídeo kkkkkk, mas na realidade era apenas uma brincadeira que já havia sido combinado e destruímos o sonho da sala toda.

Enfim, seguindo a matéria, uma aste rígida com algum ponto de apoio ela irá rodar, ficou uma dúvida que será discutida na próxima aula sobre colocar uma balança abaixo da aste, qual o valor ira dar na balança, será menor ou maior? Sabemos que será menor, mas o porquê vou descobrir na próxima aula, porque iremos fazer na pratica.

Quando se tem uma força rotacional eu crio uma outro tipo de força, chamado de Torqui- Força x Distância, todas as forças do corpo são rotacionais, tivemos o exemplo de:

Visualizando a força do halter de 3 cm TB= FB x DB

300= FB x 3 cm

FB= 300/3= FB= 100 kg

TH= FH x DH

TH= 10 kg x 30 cm

TH= 300 kg x cm

A distância do eixo resulta variável na força.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 4- Torque e Alavancas! João Donizetti

Tipos de Alavancas- Ana Carolina Figueiredo Leopoldino

2° aula (01/03) Alex Navarro