E o que aprendemos até hoje com a Cinesiologia? 15/02 - 22/03


 💪 Nosso caminho através da cinesiologia👌

Componente Pedagógica e Para a Vida

Recomendações para o desenvolvimento da aprendizagem

  1. As responsabilidades devem ser executadas e cumpridas, sendo executadas em prudente tempo de execução anterior ao seu prazo, podendo ser executadas da melhor forma.
  2. Manter um vocabulário correto ou adequado em todos os momentos e de acordo com o momento.
  3. Ter vontade e coerência na realização de qualquer atividade.

Componente Teórica Prática

Para entender a cinesiologia e sua aplicabilidade, tivemos que abordá-la a partir de vários campos e micro abordagens, a fim de dar sentido e orientação parte a parte para entendê-la e aplicá-la em nível macro na vida profissional ao final de nossa formação....

>>>Grafico Completo<<<

Cinesiologia e Biomecânica

Vemos uma introdução conceitual da ciência que estuda o movimento dos seres vivos e a sua ciência aplicada.


Entendendo que a partir da cinesiologia existem duas visões (Cinética e Cinemática) para analisar e compreender os movimentos e localizações dos seres vivos (Corpo completo e segmentos) e como eles são apresentados, relacionados e compreendidos no ser humano.

Abordagem Cinética e Cinemática

Para fazer uso da visão cinética em cinesiologia, devemos ter claro que seu uso é único e exclusivo para as FORÇAS às quais um corpo está submetido, por isso as magnitudes físicas são importantes para saber a origem da força que gera ou não movimento no ser humano.
Além disso, podemos encontrar como as magnitudes que compõem os movimentos se manifestam de forma quantitativa, bem como a evidência de que eles apresentam tanto as visões que compõem a cinesiologia (um sentido ou localização e uma força) quanto algumas representações para cada visão (peso corporal e velocidade de movimento). 

Da mesma forma vamos fazer uma abordagem à visão cinematográfica e à sua manifestação no ser humano:

Para descrever os movimentos que o ser humano realiza, precisamos conhecer a posição inicial do ser humano, para isso a Posição Anatômica é útil, pois, a partir desta podemos identificar o tipo de movimento que ele executa.

Análise de Movimento

Para a análise do movimento humano, precisamos entender como chegamos ao bipedismo em que conseguimos fazer uso individual ou em grupo de nossos segmentos, bem como quais tipos de movimentos são gerados pelas articulações do nosso corpo e sua compreensão, complicações e/ou implicações no mesmo:

Para manter essa posição precisamos de ter um equilibrio nas forças que atuam no corpo, para ello, debemos conhecer o chamado CENTRO DE GRAVIDADE, é o ponto de um objeto que reúne todas as forças de tal forma que se apoiada foi, resultaria em equilíbrio.


É assim que nosso corpo consegue se manter em pé, e onde encontramos a importância do centro de gravidade. A partir daqui veremos esses tipos de movimentos que nossas articulações geram:
Em conclusão, entende-se como a carga que nossos músculos têm para suportar ou mover faz com que eles exerçam mais ou menos força do que a mesma carga.

E se aplicássemos o que sabemos?

Precisamos colocar em prática os conhecimentos adquiridos para identificar nossos pontos fortes e fracos em relação a eles.
1. Observe a imagem a seguir e indique verdadeiro ou falso para as seguintes questões:

A.   V // V                   B.  F // F                      C.  V // F.                    D.  V // V

- A resposta antes de // serão as respostas anteriores à correção feita e as posteriores serão as correções.

- Braço da Força é a longitude na que encontra-se aplicada a Força dos Torques da alavanca, Torque da Fuerza e o Torque da Resistência.

2. Que tipo de alavanca é realizada pelas articulações do tornozelo, braço e cabeça?

3. Qual é a força da panturrilha se ela sustenta o corpo na ponta dos pés, que pesa 100kg, também a projeção do centro de gravidade está a 10cm do eixo e a inserção do tríceps sural ao eixo está a 20cm. 



Torque de Resistencia = Torque de Força
FR * dR = FF * dF
100kg * 10cm = FF * 20cm

1000kg*cm = FF * 20cm

1000kg*cm / 20cm = FF

FF  = 50kg

4. Qual é a força do Bíceps se ele manutenção em 90º o halter que pesa 10kg, também está a 40cm do eixo e a inserção do Bíceps ao eixo está a 2cm. 


 Torque de Halter = Torque de Bíceps

F* d= FB * dB
10kg * 40cm = FB * 2cm

400kg*cm = FB * 2cm

400kg*cm / 2cm = FB

FB  = 200kg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 4- Torque e Alavancas! João Donizetti

Tipos de Alavancas- Ana Carolina Figueiredo Leopoldino

2° aula (01/03) Alex Navarro