Revisão para prova- Maria Laura Michelin Alves

cinesiologia- 28/03


REVISÃO DA PROVA 

Maria Laura Michelin Alves 


A cinesiologia estuda o movimento humano, a partir deste é possível dividir a análise em cinética e cinemática, que embora sejam distintas a fim de estudo acontecem constantemente juntas. 

      


Cinemática é a interação do corpo com o meio, nessa vertente é necessário espaço para o indivíduo relacionar-se com o ambiente durante um tempo, logo as variáveis da cinemática são espaço e tempo. Os fatores acontecem em função da velocidade e, fisicamente, pode-se afirmar que V=s/t, na qual a unidade de medida utilizada é m/s. Ainda na cinemática o movimento pode ser observado em planos e eixos específicos: plano sagital- eixo latero lateral; plano frontal- eixo antero posterior; plano transversal- eixo súpero inferior. Uma vez determinado, os eixos passam  a ser classificados em: triaxial- ombro e quadril; biaxial- tornozelo, cotovelo e punho; monoaxial- joelho.


Cinética é a interferência ou produção de movimento a partir da força, única variável desta vertente. O conjunto de forças equilibrado gera repouso, enquanto o desequilíbrio gera movimento. A força pode ser aplicada em um sistema de alavancas quando há haste rígida apoiada sobre um eixo. As alavancas são compostas por 3 pontos (força potente, força resistência e eixo) e sofre classificação de acordo com o ponto localizado no meio da situação problema: Interfixa-eixo no meio; Interpotente- força potente no meio(mais desvantajosa); Interresistente- força resistência no meio (mais vantajosa). No sistema de alavancas a força passa a ser chamada de torque, produto da multiplicação f.d, na qual a unidade de medida é kg.cm. Como parte da força, o torque equilibrado gera repouso e desequilibrado gera movimento. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 4- Torque e Alavancas! João Donizetti

Tipos de Alavancas- Ana Carolina Figueiredo Leopoldino

2° aula (01/03) Alex Navarro