Postagens

Mostrando postagens de abril, 2023

Marcos José da silva

Imagem
 A aula do dia 19/04  foi direcionada sobre os membros superiores,  músculos e seus movimentos . Membros como : Trapézio  Peitoral menor Romboides ( maior e menor ) Elevador de Escápulas Cerratil Anterior Foi feito também uma reavaliação da prova e correção. 

Aula 19/04- Marina Carneiro da Silva

Imagem
 Foi apresentado na aula do dia 19/04, sobre os membros superiores, especificamente o nome dos músculos escapulares, que são: -Romboides(maior e menor) -Elevador da escápula  -Trapézio  -Cerratil anterior -Peitoral menor  Também foi apresentado os movimentos da escápula, elevação, depressão, retração, protusão e rotação superior e inferior. Sendo assim, cada músculo citado, tem seus movimentos.

Aula 19\04 - Lucas Silveira Gregio

Imagem
No começo da aula, primeiramente houve a correção das provas, onde o professor Renato tirou as dúvidas em relação a correção das avaliações.  Posteriormente deu-se início a aula, com o tema de                                                      MOVIMENTO E MÚSCULO Mais especificamente, com os movimentos dos músculos dos membros superiores. ⇾ muito relacionado a demanda das mãos.  ⇾ Movimentos finos e delicados. Membros inferiores: sustentação e deslocamento. Nesta aula nos foi ensinado os movimentos dos músculos da escápula.  ⇾ são movimentos que não possuem analogia com os membros inferiores. (exemplo: ombro\quadril; cotovelo\joelho; punho\tornozelo; mão\pé) ESCÁPULA: ⇾ Presa aos músculos, não segue o mesmo padrão dos demais membros, não há articulações para a conexão. Os músculos possuem uma origem e uma inserção. Seguindo essa informação, o professor Renato pediu para pesquisarmos a origem, inserção e ação dos músculos da escápula. São esses os músculos: Romboides (maior\menor)

Aula 19-04 - Naylla Calori

Imagem
                                                                 Músculos X Movimento  Cíngulo do membro Superior Escápulas - São sustentadas por músculos, seus movimentos são os únicos que não fazem analogia com o membro inferior. Os cincos músculos envolvidos nos movimentos das escápulas são:  1- Romboides   2 - Elevador da escápula    3 - Trapézio   4- Serratil anterior     5- Peitoral menor Vale destacar que todos esses cincos músculos possuem sua origem no esqueleto axial, com inserção na escápula. Eles não se fixam no úmero nem causam as ações da articulação do ombro. Esses músculos têm papel fundamental no fortalecimento de estabilidade dinâmica à escápula. TODOS OS MUSCULOS POSSUEM ORIGEM, INSERÇÃO E AÇÃO. Movimentos escapulares: Elevação, depressão, retração, protusão, rotação superior e rotação inferior.  

Aula 19/04 - Andreia Dias Eustáquio

Imagem
Nessa aula primeiramente foi feita a correção da prova, logo após o assunto tema da aula foi; Movimento e Músculo Membros superiores: movimentos finos e delicados realizados em função da demanda da mão. Membros inferiores: sustentação e deslocamento. Os músculos possuem uma origem e uma inserção.  A escápula pode realizar movimentos de elevação, depressão, retração, protusão, rotação lateral e rotação medial. Realização dos movimentos Elevação e retração:  Trapézio, elevador de escápula e romboides. Depressão: T rapézio e peitoral menor. Protusão: Serrátil anterior e peitoral menor. Rotação superior: trapézio e serrátil anterior. Rotação inferior: romboides e peitoral menor. Quando existe algum problema na escápula, a mão se localiza de forma errada no espaço.  A escápula sempre deve se encontrar móvel, sua falta de mobilidade pode causar lesões.

Aula: 19/04- Gabrielle Garcia

Imagem
  MOVIMENTO E MÚSCULO - Membro superior: movimentos delicados em função da demanda da mão; - Os membros superiores possuem analogias com os membros inferiores, mas os movimentos escapulares não;  - Há movimentos e mobilidades nas escápulas, e existem os músculos escapulares, que fica grudado nelas;  -Os músculos escapulares são: rombóides (maior e menor), trapézio (localizado por cima do rombóide), elevador de escápula, trapézio serrátil anterior, peitoral menor;  -Movimentos  escapulares .Elevação: trapézio, elevador escapular e rombóide; .Depressão: trapézio e peitoral menor;  .Retração: trapézio, elevador escapular e rombóide; .Protusão: trapézio serrátil anterior e peitoral menor;  .Rotação superior: trapézio serrátil anterior;  .Rotação inferior: rombóide e peitoral menor. 

19/04/2023 - Lucas Tiburcio Dias

Imagem
Músculos e Movimentos Os membros superiores são responsáveis por movimentos finos e delicados dentre os mais diversos, como comunicação, interação social, alimentação, dentre outros. Por outro lado, os membros inferiores são responsáveis por sustentação e deslocamento. O posicionamento dos braços para atender a demanda da mão tem suma importância. Quando há um problema na escápula, a mão deixa de se localizar corretamente no espaço. A escápula deve estar móvel. sua falta de mobilidade pode levar a lesões. Os músculos possuem uma origem e uma inserção. Podem realizar movimentos de elevação, depressão, retração, protusão, rotação superior e rotação inferior. Trapézio, elevador de escápula e romboides realizam elevação e retração. O movimento de depressão é realizado por trapézio e peitoral menor. Protusão, serrátil anterior e peitoral menor. Rotação superior, trapézio e serrátil anterior. Rotação inferior, Romboides e peitoral menor.

Aula 7- 05/04 Iniciando o estudo dos Membros Superiores. João Donizetti

Imagem
                            ESCÁPULA       Nessa aula, começamos o estudo de membros superiores. E o primeiro membro superior abordado foi a escápula. Mas o que é a escápula?       A escápula é o osso localizado na região abaixo do ombro com as funcões de estabizar e permitir a mobilidade do ombro. • Figura do osso escápula: Podemos ver acima os dois ossos escapulares que estão localizados nas laterais do corpo esquelético.      Nessa aula, tivemos que montar uma tabela com os movimentos escapulares e os músculos envolvidos, visto que, todo movimento corporal, tem um grupo de músculos envolvidos no seu movimento. O que chamamos de grupamento muscular. Fizemos o exercício e entregamos ao professor Renato para ser feita a correção. 

Aula 5- Revisão 28/03 e Aula 6- Prova 29/03 João Donizetti

Imagem
     Nesta aula tivemos um baita resumo de todo conteúdo visto ao longo das aulas ministradas pelo professor Renato. Tivemos  esclarecimentos de dúvidas e também tivemos spoilers de como seria nossa avaliação rsrs... o que nos ajudou demaaaais!       Vimos os conceitos de Cinética e Cinematica e suas aplicações. Vimos também o método utilizado para calcular o torque e achar a força aplicada para executar tal função pelo corpo humano. Podendo descobrir através do resultado sua vantagem ou não 👎 sob determinado tipo de alavanca.      Também revisamos a tabela; • Planos • Movimentos • Eixo • Classificação Enfim, a tão esperada avaliação...      Nossa avaliação foi exatamente como o professor Renato havia nos falado. Todo o conteúdo abordado em aula e na revisão esteve presente na prova, uma forma bem didática aplicada pelo professor Renato de fazer com que fixemos ainda mais essa parte da disciplina. 

aula 28\03 - Lucas Silveira Gregio

Imagem
                                                           Revisão para a prova Nesta aula, foi dada uma revisão geral até onde estudamos sobre a disciplina de Cinesiologia. corpo no espaço (deslocamento) = CINEMÁTICA pela cinemática temos: alterações de angulo e posição do corpo no espaço, pelas variáveis:   tempo, deslocamento e velocidade. forças = CINÉTICA o músculo é o elemento do corpo humano para produzir força. para ter movimento, é necessário um desequilíbrio de forças voltando para a visão cinemática, os movimentos acontecem em 3 planos, movimentos e eixos ombro e quadril: triaxial, conseguem se movimentar nos 3 planos. cotovelo, punho e tornozelo: biaxial, conseguem se movimentar em 2 planos. joelho: monoaxial, só e movimenta em um plano (sagital, flexão\extensão)                                                      SISTEMA DE ALAVANCAS A força aplicada sobre uma haste rígida (ossos) apoiada em um eixo (articulações) é chamada de TORQUE os músculos estão conectados aos ossos

Aula 7 (Membros Superior) 05/04 - Natanael Piza

Imagem
Começamos uma nova matéria, que é sobre os membros superiores Em seguida, fiz uma pesquisa na biblioteca, sobre os movimentos escapulares e os músculos que são utilizados. Movimentos escapulares  Músculos   Natanael Piza João - 3° Período Noturno 

Aula 28/03 - Marina Carneiro

Imagem
Foi apresentado pelo professor na aula do dia 28/03 uma revisão para a prova. Revisando o conceito de cinética e cinemática, a fórmula de torque (T=F.D) e sua aplicação em exercícios, posições, planos, eixos e grau de liberdade. Também foi repassado sobre os tipos de alavancas:  -interfixa -interpotente -interresistente.

Aula 3 (08/03)

Imagem
Nesta aula vimos sobre os tipos de alavancas, que são 3, sendo elas: Interpotente :  Nessa alavanca a força fica no meio, entre a resistência e o eixo. É considerada a alavancas mais desvantajosa, pois a força do músculo está próxima ao eixo. Interfixa: Nessa alavanca o eixo se localiza no meio, com a força muscular em um lado e a força resistente do outro. Interrresistente: Nessa alavanca a resistência fica no meio, e é considerada a mais vantajosa entre as 3, pois a força muscular está mais longe do eixo.  Como exemplo dessa alavanca mais vantajosa, podemos citar o carrinho de mão: Ponto vermelho: Força potente Ponto azul: Força resistente Ponto amarelo: Eixo João Vitor Marques, 3° Período Noturno

Aula do dia 29/03 (avaliação)

Imagem
Na avaliação caiu, além das minhas lágrimas, todo conteúdo abordado na aula de revisão, na véspera da prova. 

Revisão para a prova - Naylla Calori

Imagem
O que é Cinemática? O que é Cinética? Em todo movimento possui as duas "lentes", o que pode ser visto a olho nu é cinemática, velocidade, ângulos é cinemática. Força é cinética, a força é o Torque! Dentro dos movimentos pode-se classificar o plano, o eixo de rotação, os movimentos comuns e o grau de liberdade.  Cinemática! Classificação de alavancas: Interpotente - Musculo no meio ( Bíceps) * Desvantajosa Interfixa - Eixo no meio (Tríceps)   Inter-resistente - Resistencia no meio ( flexão plantar- "carrinho de mão") *Vantajosa   Cinética!

Aula do dia 28/03 (Revisão)

Imagem
Nesta aula, o professor Renato fez uma revisão para a prova,  com o conteúdo estudado até aqui.  Também respondemos algumas questões, como exemplo do que poderia cair na prova.  •Vimos sobre cinética e cinemática Na prova deveríamos apresentar uma aula, onde envolvia cinética e a cinemática, em situações diferentes.  •Planos e eixos do corpo humano  •Sistemas de alavancas  •Torque  Maria Cristina 

Aula 4- Torque e Alavancas! João Donizetti

Imagem
                    Torque e Alavancas      Nessa aula aprendemos a calcular o torque gerado por uma força nos diferentes tipos de alavanca.           Como o nosso corpo se move por uma série de rotações de seus segmentos, a quantidade de torque que um músculo desenvolve é uma medida muito proveitosa de seu efeito. A magnitude de um torque está relacionada à magnitude da força que o está gerando, porém deve ser considerado também a direção da força em relação à posição do ponto central. Sua fórmula! Aprendemos também, a analisar por meio de uma figura onde exatamente estão acontecendo as divisões de Força, eixo e  resistência. Nesse mesmo exercício, marcamos quatro alternativas sendo verdadeiro ou falso, o que nos ajudou ainda mais a entender onde e como acontece cada ação feita pelo movimento do corpo humano.  Na figura do barco acima temos então: a força exercida pelos braços dos remadores, o eixo que se encontra fixo no barco onde estão preso

Aula 3- Tipos de Alavanca! João Donizetti

Imagem
                     Tipos de Alavanca!      É considerado uma alavanca uma estrutura rígida que é capaz de se movimentar ao redor de um ponto de apoio, que chamaremos nessa aula de EIXO, quando uma força é aplicada.      Para entender um pouco sobre esse conceito, é possível analisar por meio de figuras alguns dos movimentos exercidos pelo corpo humano através de grupamentos musculares e suas articulações! Os tipos de alavanca são: Interpotente Exemplo: Bíceps 💪 O apoio encontra-se entre a força e a resistência. Inter-resistente Exemplo: Músculos posteriores da perna. A resistência encontra-se entre o ponto de apoio e a força. Produz maior força e pouca velocidade. Interfixa Exemplo: Tríceps. O Apoio situa-se entre a força e a resistência. Produz maior velocidade e pouca força. 

Com as Mãos na Massa 28/03 - 29/03

Imagem
  P o n t o s I m p o r t a n t e s Trata-se de uma abordagem das dúvidas, deficiências e questionamentos previamente encontrados por cada membro da sala antes de testar a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos ao longo desse tempo juntos. Diferença entre Cinesiología   e Biomecânica Podem ser sinônimos entre si, porém, para melhor compreensão, a cinesiologia é o estudo do movimento dos seres vivos, enquanto a biomecânica é a aplicação prática desses estudos. Quais São as Variáveis Cinemáticas? Velocidad = Distância de deslocamento / Tempo de deslocamento Deslocamento Tempo de deslocamento Dados Extras Todos os movimentos são gerados pelos Músculos  Patela ---> Da vantagem mecânica ao Cuádriceps 

Aula 2- Centro de Gravidade! João Donizetti

Imagem
  Centro de Gravidade e Equilíbrio Corporal.      O centro de gravidade está intimamente ligado ao equilíbrio corporal. Também conhecido como centro de massa, é a posição média considerada com relação a massa de todas as partes de um objeto. No  caso do corpo humano, o centro de gravidade do corpo humano muda conforme sua posição! Para exemplificar essa ideia, segue a figura abaixo!  É possível notar que conforme a mudança de posição do corpo, o centro de gravidade também muda, sendo na figura representado pelas bolinhas vermelhas. 

Revisão para prova- Maria Laura Michelin Alves

Imagem
cinesiologia- 28/03 REVISÃO DA PROVA  Maria Laura Michelin Alves  A cinesiologia estuda o movimento humano, a partir deste é possível dividir a análise em cinética e cinemática, que embora sejam distintas a fim de estudo acontecem constantemente juntas.         Cinemática é a interação do corpo com o meio, nessa vertente é necessário espaço para o indivíduo relacionar-se com o ambiente durante um tempo, logo as variáveis da cinemática são espaço e tempo. Os fatores acontecem em função da velocidade e, fisicamente, pode-se afirmar que V=s/t, na qual a unidade de medida utilizada é m/s. Ainda na cinemática o movimento pode ser observado em planos e eixos específicos: plano sagital- eixo latero lateral; plano frontal- eixo antero posterior; plano transversal- eixo súpero inferior. Uma vez determinado, os eixos passam  a ser classificados em: triaxial- ombro e quadril; biaxial- tornozelo, cotovelo e punho; monoaxial- joelho. Cinética é a interferência ou produção de movimento a partir da f

Aula 2 (01/03) João Vitor Marques

Imagem
"Tudo na atmosfera sofre influência da gravidade." Centro de gravidade: Combina a cinemática e a cinética. É o único ponto no objeto que reúne todas as forças de tal maneira que se apoiado for, resultará em equilíbrio.  Obs.: Tivemos um leve trote do professor Renato durante a aula. Não há movimento quando as forças estiverem equilibradas. Força está diretamente vinculada à rendimento, como exemplo dos esportes. F= MASSA x ACELERAÇÃO  Massa: H2O, massa muscular e massa gorda. De onde vem a força? A única estrutura do corpo que gera força são os músculos.  Quando eu tenho uma força rotacional eu crio um outro tipo de força, o torque. T=FxD Aluno: João Vitor Marques, 3° Noturno.

E o que aprendemos até hoje com a Cinesiologia? 15/02 - 22/03

Imagem
 💪 N o s s o c a m i n h o a t r a v é s d a c i n e s i ol o g i a 👌 Componente Pedagógica e Para a Vida Recomendações para o desenvolvimento da aprendizagem As responsabilidades devem ser executadas e cumpridas, sendo executadas em prudente tempo de execução anterior ao seu prazo, podendo ser executadas da melhor forma. Manter um vocabulário correto ou adequado em todos os momentos e de acordo com o momento. Ter vontade e coerência na realização de qualquer atividade.